quarta-feira, 15 de maio de 2019

Fragmentos de Saudade Número 1

Resultado de imagem para pé de laranja lima
Eu gostava quando deitava
naquele velho sofá grande e azul
com a cabeça no colo de mamãe 
e os pés no colo de papai
enquanto olhávamos 
aquela velha Philco de caixa de madeira
e a imagem em preto e branco
nos fazia viajar mais que qualquer 
colorido que por acaso tenho hoje...

Também gostava das noites de chuva forte
ou nas que faltava luz e acendíamos os lampeões
e papai deixava que eu dormisse 
junto com eles na velha cama de casal
a mesma que ele comprou quase se casaram...

A geladeira ficava na sala
com a porta cheia dos decalques 
que eu insistia em colar
a mesma sala onde havia a cristaleira
onde ficavam os copos e a jarra bonita
que eu gostava de mexer e não deixavam
e a imagem do Sagrado Coração de Jesus
com seus furinhos iluminados
pela lâmpada colorida por detrás
e que olhava com um certo receio...

Lá fora ficava o poço
os três pés de coqueiro (um de cada um)
o tanque onde mamãe lavava roupa
e que lavava também a louça
que eu levava para papai enxugar
e que o último prato mamãe deixava
que eu fosse buscar sozinho
e saía correndo com um medo enorme
do bacurau que já cantava...

O Lasssie e o Pantera ficavam tomando 
do quintal e às vezes brincavam comigo
e também me lembro muito bem
do meu pé de laranja lima quase na frente
e que eu fazia questão de que suas frutas
fossem todas minhas até quando ele morreu...

A garagem improvisada feita de várias tábuas
moradia do nosso Ford Limousine 1936
que muitas vezes me levou para escola
que eu gostava tanto mas tinha medo
eu era um menino inteligente e solitário
um gordo e um grande bobo
pode ser muito perigoso se existem meninos
espertos e muito maus...

Eu gostava tanto daquele tempo 
e nem mesmo sabia disso...

(Extraído do livro "Muitos Dias Já Passaram" de autoria de Carlinhos de Almeida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insalubre (Miniconto)

Insalubre era a casa dela (se é que podia ser chamada de sua ou ser chamada de casa). Qualquer favela tem coisa bem melhor. Sem porta, sem j...