terça-feira, 30 de maio de 2023

Personagens

 

Eu sou o dono de todos os bonecos

Mas não os escolhi

Vieram em bando

Cada um em seu tempo próprio

Ainda sobra vergonha na minha cara

Para alguns sacrifícios

Não tenho medo de altar algum

E nem meu sangue vale uma moeda

Teu grito meu grito nosso grito

São símbolos de uma nova litania

Num bazar de coisas velhas

Encontrei algumas estrelas

Ser livre mesmo sob grilhões

É o maior feito possível

Nunca poderão tirar o que não tenho

É o maior dos enganos

Os rios são brutos

E o mar é tão delicado

Meus quadros pintados à alma

Todas essas cores

As que gosto e as que não

Uma boa dose de insistência

E uma pitada de teimosia caem bem

Fui testemunha de muitos crimes

Principalmente os não-existentes

Fugirei de mim

Já marquei até horário

Pena que me esqueci

Meus leques e meus tapetes-voadores

Confirmaram presença

E a tribo inteira virá também

O cacique me deu um souvenir

E o pajé me chamou para fumar

Uma lata de biscoitos basta

E três pedras achadas agora

Foi sarampo e não maleita

O que me fechou as janelas

Naquele janeiro que não foi

Um fio de barba ou de bigode

É um firme contrato

Há bodes em todos os cantos

Até na boca de famosos

No beco dos poetas

Encontrei uma garrafa

Com um resto de fantasia

E a pólvora não me fez mal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insalubre (Miniconto)

Insalubre era a casa dela (se é que podia ser chamada de sua ou ser chamada de casa). Qualquer favela tem coisa bem melhor. Sem porta, sem j...