sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Poema Tão Simples

Resultado de imagem para praia do reconcavo sepetiba
Eu vejo correr as gotas do tempo
como os lentos segundos do soro
que correm sem parar pelo tubo
e as manhãs se repetindo em seu afã...
Os ponteiros dançam em círculos
fazendo um ritual de incontáveis eras
onde repetiremos antagonismos óbvios
em que nada e tudo são apenas iguais...
Bondade e maldade participam 
das mesmas coisas pelos nossos dias
e até o inédito tem a mesma feição
das rotinas que acabam nos envenenando...
Se olhar para o céu ele estará lá
se brincar com as nuvens elas brincarão
se assoviar velhas canções já mortas
o vento as levará para bem longe...
Recorto dezenas de figurinhas de papel
com a tesoura do meu próprio tempo
e as espalho pelos chãos que andei
e em cada uma delas deixo meus recados...
Pode ser que meus olhos falhem
como sempre falharam desde dias passados
mas mesmo assim servem para meus intentos
de captar detalhes que passariam desapercebidos...
A grande mudança de todas as possibilidades
acontece quando menos assim o esperamos
porque tudo muda enquanto permanece
e não há diferença substancial entre opostos...
Até os labirintos podem ser tão simples
que acabamos nos perdemos ao caminharmos
a obviedade é o maior dos disfarces existentes
e o nosso desespero aí que entra em ação...
Eu vejo correr os diversos rios que existem
e fico pensando na sua chegada triunfal ao mar
onde todas as águas vivem por morrerem
e os ciclos infinitos se repetem numa simplicidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insalubre (Miniconto)

Insalubre era a casa dela (se é que podia ser chamada de sua ou ser chamada de casa). Qualquer favela tem coisa bem melhor. Sem porta, sem j...