segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Pequeno Diálogo Entre O Poeta e Uma Pequena Nuvem Vadia

Imagem relacionada
- Nuvem vadia?
Por onde andas?
- Ando por vários céus...
Quer notícias?
- Sim, quero...
- Tenho visto várias coisas,
umas boas, outras ruins...
- Conta-me primeiro as boas...
- As boas? Não são muitas,
ou melhor, as boas e as ruins
acabam se misturando,
assim é tudo o que acontece,
mas mesmo assim, 
podem lhe deixar contente...
- Fale-me logo...
- As crianças ainda continuam
com a sua alegria e pureza, 
mesmo quando os homens 
as maltratam de formas diversas...
- E o que mais?
- Vi amores florescendo,
tais como as flores nos jardins
e os sonhos teimando 
em continuarem à fazer
as maiores conquistas possíveis...
- Só isto?
- Não, não, vi muito mais...
Vi a natureza seguindo seu curso,
às vezes carinhosa, outras cruel,
ensinando todas as lições possíveis...
- Continua...
- Vi os tolos continuarem mentindo,
tentando gozar daquilo que não podem, 
pois o tempo toma tudo dos homens,
quando a vida não faz isso,
vem a morte e assim o faz...
Vi irmãos matando irmãos
em guerras inúteis...
Cegos andando em fileiras
para conseguirem o que não necessitam,
esquecendo de viver
porque achavam que viviam...
Repetindo o que não entendiam,
achando que eram modernos,
mas apenas repetindo velhos erros...
Esses estavam mortos,
desconhecendo tal fato...
- E o que mais?
- Vi muitas coisas, poetas,
mas a imaginação poderá lhe dizer
mais do que essas perguntas...
- Então me fala mais uma coisa...
- O que? Pergunta porque tenho
uma quase pressa de continuar...
- Posso ir junto?
- Ir junto? Por que?
- Ando muito triste e muito sozinho...
- Como andam muitos...
- Mas eu não quero mais...
- Muitos não querem, cada um ao seu jeito.
- Por favor, me leve...
- Cada coisa no seu tempo, poeta,
eis a regra que devemos obedecer...
Sou apenas uma pequena nuvem, 
pequena e vagabunda como muitas
que povoam os céus por aí.
O chão pode parecer ruim,
mas tudo pode e é assim,
o bem e o mal contido em tudo...
Já é chegada a minha hora,
o vento já me chama...
- Então, nuvem vadia,
me faz uma promessa?
- Que promessa?
- Mande sempre notícias...
- Ah, isso é muito fácil,
todas as vezes que olhar o céu,
estarei lá, sempre,
eu e minhas irmãs
sempre traremos notícias 
em forma de sonhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carliniana XLV (Indissolúvel)

  Plano A... Plano B... O amor é uma pedra Que teima se dissolver na água Quem poderá consegui-lo? Plano A... Plano B... O pássaro encontrou...