quinta-feira, 28 de abril de 2022

Absoluto Relativo



Eu farei grandes poemas de poucos versos

A vida é um grande poema a ser escrito

Mesmo quando o poeta acaba se cansando...

Olho pelo alto nessa janela a rua tumultuada

E vejo tantos versos anônimos que passam...

O carro que passa em disparada para o nada...

O menino pobre e maltrapilho com tanta alegria...

O cachorro vira-latas contemplando o dia...

A moça quase bonita sonhando com seu amor...

O mendigo sonhando com suas moedas...

O passarinho repetindo sua cantoria...

Olho em volta os móveis imóveis e os objetos

Arrumados com o capricho que alguém teve...

A poesia baterá em minha porta hoje?

Eis que ela chega sorrindo sempre

Mesmo quando vem me falar sobre tristezas...

A imaginação continuará seu carnaval?

Em todos eles faltou um detalhe

Para que se tenha um no próximo ano...

Eu farei pequenos poemas de muitos versos

A morte é um poema tão bonito quanto a vida

Caço perfeições no ar que está em torno...

Cada detalhe é uma novidade estonteante...

Em mim guardo todo um infinito

Espalhado por centenas de páginas

Transformado em muitos minutos 

De quem eu conheço ou nunca conhecerei...

Coleciono enumeráveis sentimentos 

De um outro que também sentiu...

Meus olhos olham além de toda escuridão...

Meus pés percorrem todas as terras

Mesmo quando não saio do lugar...

Descobri variadas soluções para enigmas

Tão intricados que passam desapercebidos...

Tudo tão absolutamente relativo

Como um grande mar que trago no bolso...


(Para o poeta Gilberto Sorbini). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insalubre (Miniconto)

Insalubre era a casa dela (se é que podia ser chamada de sua ou ser chamada de casa). Qualquer favela tem coisa bem melhor. Sem porta, sem j...