segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

UrbanIdade Número 2 ou Sol Barato

Um sol barato nos alumia aqui e agora. Quase como os casos mais incríveis que os finados folhetins o podiam dizer. Está tudo acabado. Velhas coisas fazendo muita falta. Não me incomodo mais. Nem nas horas que a maior tristeza passa por aqui para dar um "oi" e ir para outras paragens. 
O lixo já faz parte de nossa paisagem. E os ares? São os mesmos em sinais de franca depressão. Realmente, meu filho, acabou tudo que termina. Eu já frequentava os salões antes mesmo deles serem construídos. Tudo agora é apenas novidades. As engrenagens enferrujam ou são os meus dedos...
Vai? Há mais drogas do que se possa pensar. Umas de tarja preta, outras proibidas e outras de franco acesso. Essas são as mais perigosas. Quando se vê, esticou o pernil. Aí só que os sinos dobrem. É Mia um romance interrompido. Puro mau gosto. Brincadeiras à parte, os coveiros precisam beber.
Ao ligarmos o aparelho, um medo nos bate. Será o tão esperado final? Até a piedade nos dá pesadelos e alguns bons homens possuem um sorriso malvado no canto da boca. A emenda não ficou pior que o soneto. Não há mais soneto algum e os poetas estão com preguiça. Nada é mais genial do que aquilo que esvazia nossos bolsos.
Não entenderam? Que bom... Assim pelo menos não lhes afligirá pensar coisa alguma. Pensar dói e como dói. Falem com os filósofos ou com os generais da banda. Uma descrença mais incrível que a outra. Os preconceitos são hábeis na arte de se travestir. Cabeças e machados são a mais perfeita combinação.
Onde tem uma fila por aí? Sinto falta do cansaço e da inutilidade dos dias. Há de tudo nos catálogos das grandes lojas de departamento. O menino bonito aponta a pistola em direção à sua própria cabeça e atira. Mesmo que sobreviva, agora a morte possui alguns novos truques em sua cartola. Viver morto é pior ainda...
Acabei de fazer meu testamento. Deixo meus versos tortos para quem os desejar. Com uma única condição: nunca mais chore em público. A piedade anda fora de moda. Minhas paixões podem ficar com quem está cansado demais de rir sem motivo algum. Muitos agora só conseguem rir desta maneira. Os amores, não posso deixar com ninguém, me desculpe. Esses entranharam na minha alma antiquada e descerão ao túmulo comigo...
Um sol barato nos alumia aqui e agora. Eu até gostaria de fugir de sua presença. Mas me apaixono rápido demais, até das coisas feias que andam por aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insalubre (Miniconto)

Insalubre era a casa dela (se é que podia ser chamada de sua ou ser chamada de casa). Qualquer favela tem coisa bem melhor. Sem porta, sem j...