domingo, 20 de junho de 2021

Falha Nossa

 

Falha nossa... Os nossos sonhos mais mesquinhos acabam destruindo a inocência de todos. Como um vírus novo que mata sem piedade nossa indiferença por alheias lágrimas acaba matando muitos, o tiro pega na vítima e igualmente no atirador...
A vida que não para, a morte que só chega, o tempo sempre com fome, assim é, simples falha nossa...
Falha nossa... Construímos mais destruição do que as tempestades, as bombas caem por sobre os prédios.  Todos os terremotos não se igualam aos nossos erros. Os quatro Cavaleiros são nossos convidados, estão conosco em cada esquina, em cada rua, invadem os lares por todos os meios...
Nossa tristeza fabrica lágrimas, há mais sal nelas do que em todos os mares juntos...
Falha nossa... Transformamos todos os seres humanos em ratos, em urubus ou em máquinas, ou ainda seres híbridos dos três. Cada esperança é apenas um deboche, toda fé é uma grande mentira. Cada furo na canoa tem nossa autoria...
Quanto mais lições temos, mais desaprendemos, a teimosia de se curar sem o remédio, nos mata mais depressa ainda...
Falha nossa... O menino de rua que desprezei pode ser meu futuro assassino, o negro que humilhei e matei era meu irmão, o gay que eu hostilizei tinha mais moral do que eu, não respeitamos nem quem possui o maior dos dons - gerar vida. O mendigo que negamos um pão pode ter um lugar melhor que o meu depois de pararmos de respirar...
Sou um bom cidadão que só pensa em ganhar aquilo que nunca poderei dizer que é meu de verdade...
Falha nossa... A mentira repetida continua sendo mentira, os bichos possuem mais virtudes do que eu, minha inteligência faz que eu entre em labirintos, mas não ajuda à sair deles nunca. Eu penso que dou as cartas desse jogo sujo, mas o crupiê do destino é o mais exímio dos ladrões...
A praga de Caim é minha herança, me embriago mais com falsas promessas do que o bêbado que o cão vira-latas lambe a cara...
Falha nossa... As sarjetas estão cheias, os infernos também estão, eis o nossa grande cartão de apresentação, eis o que temos feito sem vergonha alguma. Nos puteiros há mais moral do que em muitos lares assépticos e bem-comportados. Nossa sociedade é um lago de águas limpas, mas com lama no fundo...
A velhice chegou e acabei de tirar meu diploma de completo idiota de perder tanto tempo com futilidades sérias...
Falha nossa... A mãe matou o filho, o filho matou a mãe, agora a ordem dos fatores não altera o produto. Os demônios agora tremem com nossos desatinos e os anjos já nos viraram a cara. Eu transformo o mundo numa grande lixeira e nem me importo...
Não posso falar dos burgueses porque meu sonho é ser um deles, igualmente sujo...
Falha nosso, tenho vontade de bater nos peitos até estourar meu coração e dizer bem alto: Mea culpa, mea culpa, mea putíssima culpa!

(Extraído do livro "Só Malditos" de autoria de Carlinhos de Almeida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insalubre (Miniconto)

Insalubre era a casa dela (se é que podia ser chamada de sua ou ser chamada de casa). Qualquer favela tem coisa bem melhor. Sem porta, sem j...